Desenho à mão livre para artistas, designers e arquitetos

Duração - 32 horas/aula

Na prática, desenhar à mão livre não é uma habilidade indispensável para artistas, arquitetos e designers. Entretanto, é indiscutível que esse recurso criativo pode contribuir decisivamente nos processos de geração e desenvolvimento de ideias.

 

É fato que, na formação dos profissionais do design e da arquitetura, o aprendizado do desenho à mão livre costuma ser subestimado e sua função em processos projetuais tende a ser mal compreendida; e assim muito tempo (e dinheiro!) é gasto com conteúdos e atividades de aprendizagem mal dirigidas e que não contribuem eficazmente para o incremento qualitativo da prática diária dos projetistas.

 

A verdade é que a grande maioria dos designers e arquitetos concluem os cursos de graduação com praticamente as mesmas dificuldades e limitações no emprego do desenho à mão livre com as quais iniciariam sua formação.

 

Nosso curso de desenho à mão livre para designers e arquitetos se propõe a transformar essa situação. As atividades de aprendizagem deste curso, por serem orientadas especificamente para a prática de designers e arquitetos, parte dos fundamentos mais essenciais dos desenhos muito simples para, gradualmente e sem maiores tormentos, atingir a produção de desenhos de grande complexidade. O objetivo é que, ao final do curso, o estudante se sinta suficientemente confiante para empregar o desenho à mão livre com grande desenvoltura em seus processos criativos.

Desenho criativo

Duração - 42 horas/aula

O desenho criativo é uma categoria de desenho à mão livre utilizado como importante recurso de geração e desenvolvimento de ideias. Com isso se quer dizer que o desenho criativo é usado para se encontrar a melhor forma de um objeto, ou para experimentar combinações e variações de formas, com o propósito de antecipar possibilidades e de prever problemas que podem surgir na hora de concretizar um projeto.

 

O desenho criativo é útil a todos os profissionais de qualquer empreendimento da economia criativa, seja da arte, do design, da arquitetura, da arte aplicada, ilustração, comunicação, entre outros.

 

Partindo de uma sólida prática dos fundamentos do desenho, o principal objetivo do curso de desenho criativo é  fazer com que o estudante conquiste naturalidade e desenvoltura no emprego do desenho à mão livre como recurso de geração de ideias.

 

O método empregado neste curso permite àquele que desenha aplicar os conhecimentos adquiridos em situações que vão desde as que exigem representações precisas da realidade até aquelas que demandam plena liberdade criativa.

 

Quando se trata de aprimorar o desenho de representação, o objetivo da aprendizagem é a sensibilização da percepção e o aperfeiçoamento das habilidades de observação. A transição para o desenho criativo acontece quando o estudante se torna capaz de desenhar aquilo que “enxerga com o olho da mente”, ou seja, trata-se de transpor para o papel formas e objetos imaginados.

Técnicas e materiais de desenho e pintura

Duração - 20 horas/aula

O curso de técnicas e materiais de desenho e pintura objetiva suprir os praticantes dessas artes com recursos expressivos variados: lápis de cor, carvão, canetas hidrográficas, pastéis secos e oleosos, aquarelas, tintas acrílicas e guache. 

 

Para uma eficiente utilização dos materiais é preciso experimentá-los e conhecer suas especificidades e adequação. Não é a toa que existem tantos tipos de pincéis, papéis, lápis, canetas, tintas, colas, pigmentos, etc, etc, etc: cada um tem sua utilidade e um modo de ser utilizado com eficiência.

 

Nosso curso de técnicas e materiais de desenho e pintura se baseia essencialmente na experimentação orientada de uma ampla gama de materiais expressivos, com o objetivo de que o aluno se sinta seguro nos momentos de adquirir e utilizar os materiais à sua disposição.

Quer saber mais sobre estes ou outros cursos? Escreva-nos utilizando o formulário ao lado ou agende uma entrevista pelo número 51 8441.3063.