Fundamentos e aplicações da cor

Duração  - 20 horas/aula

A cor é um dos recursos mais importantes à disposição dos artistas, designers e artesãos quando necessitam destacar, identificar e/ou diferenciar um objeto (ou produto) de outros que concorrem pela atenção e pelo interesse de apreciadores e consumidores. 

 

A cor ajuda o profissional criativo a sugerir e provocar sentimentos e sensações no espectador e ao consumidor. A cor também pode ser empregada para chamar a atenção para determinadas partes de um produto, ou para destacar um produto entre outros, ou, ainda, para tornar mais compreensível certo aspecto de uma obra de arte, ou de uma mensagem.

 

Porém, a aplicação da cor costuma trazer alguns desafios a quem decide dela se valer para enriquecer seus projetos: que critérios usar para escolher uma cor dentre milhões de cores possíveis? Escolhida uma cor, que critérios usar para com ela combinar outras cores? Como produzir uma infinidade de cores a partir de poucos pigmentos?

Pois em nosso curso, Fundamentos e aplicações da cor, através da prática de manipulação de pigmentos e tintas, apresentamos aos alunos os critérios técnicos mediante os quais se escolhem cores e combinações de cores em função das especificidades e finalidades de cada projeto. Exercitamos ainda as possibilidades de, a partir de um número reduzido de cores e pigmentos, produzirem-se as mais variadas cores, cobrindo amplas gamas do espectro cromático.

 

Em lugar de seguir fórmulas pré-fabricadas de ensino, oportunizamos situações de aprendizagem que capacitam os participantes a desenvolverem princípios pessoais de elaboração e seleção de cores.

 

Em suma, o objetivo do curso é oferecer conhecimentos práticos, técnicos e teóricos acerca da utilização e preparação de tintas e pigmentos, assim como promover a sensibilização para as relações entre as cores. Mediante a manipulação pessoal e a experimentação de diversos materiais, de tintas aquareláveis a lápis de cor, passando por canetas de diversos tipos, pretende-se que os estudantes sintam-se aptos a produzir, selecionar e combinar 

as cores que melhor atendam aos propósitos dos seus projetos.