Ilustração contemporânea

Duração - 32 horas/aula

Produzir ilustrações para acompanhar discursos, falados ou escritos, de diferentes naturezas e conteúdos é uma prática bastante antiga. Nesse sentido, as ilustrações podem desempenhar diferentes funções em sua relação com os discursos verbais. As ilustrações podem ajudar um discurso a ser mais compreensível, pode tornar o discurso mais atraente, menos monótodo, ou mais enfático. As ilustrações podem igualmente servir para complementar ideias, apresentando pontos de vista diferentes daqueles abordados pelo discurso verbal: pode ampliar os sentidos do discurso, pode comentar criticamente o discurso, pode  inclusive divergir do discurso.

 

O que, aqui, chamamos de "ilustração contemporânea" é um tipo de ilustração que não depende exclusivamente do desenho à mão livre. Desde há muito tempo os ilustradores vem se valendo de inúmeras técnicas e ferramentas de expressão visual que, recorrendo a materiais diversos, não criam dependência de o ilustrador ser possuidor de grandes habilidades de desenho.

 

Em outras palavras, saber desenhar à mão pode ajudar muito ao ilustrador, mas não saber desenhar não deve ser um impedimento para quem tem vontade de se expressar visualmente ou de fazer comentãrios visuais a certos discursos, seus ou de terceiros.

Ilustração animada

Duração - 42 horas/aula

Ilustração animada é a ilustração do século XXI! É um tipo de ilustração que se vale de inúmeros recursos tecnológicos disponíveis para tornar as imagens de livros eletrônicos, sites, blogs, apresentações possam ser ainda mais interessantes e úteis. Por ser realizada com poucos elementos e com ideias de fácil execução, a ilustração animada está a um passo das animações de maior duração e complexidade.

 

O curso de ilustração animada utiliza recursos tecnológicos que estão à disposição de todos os interessados sem nenhum ou com baixo custo de aquisição: de câmaras fotográficas as mais simples e acessíveis a softwares que são distribuídos gratuitamente, os chamados softwares livres.

Ilustração à moda clássica

Duração - 32 horas/aula

O curso de ilustração à moda clássica parte dos recursos básicos disponibilizados pelo saber desenhar à mão livre com desenvoltura, para chegar aos mais sofisticados e tradicionais princípios de elaboração de ilustrações. Ou seja, saber desenhar com alguma fluência é um pré-requisito indispensável. Isso para que, durante o curso, o estudante possa explorar diferentes técnicas de representação, de uso de materiais e de expressão por imagens. 

 

Para explicar o que queremos dizer com expressão por imagens, façamos uma comparação com a expressão verbal.

 

Sabemos que existem diversos fatores limitantes à expressão verbal: vocabulário reduzido, emprego recorrente e repetitivo de frases feitas e de lugares-comuns, ideias preconcebidas, desconhecimento acerca do assunto que está sendo tratado, entre outras. Pois no caso da expressão visual, essas limitações se traduzem como vocabulário gráfico reduzido, repertório de imagens internalizadas reduzido, desconhecimento de possibilidades expressivas disponíveis.

 

No sentido de superar essas limitações, o curso de ilustração à moda clássica oferece ao estudante variadas oportunidades de aquisição de recursos de construção de imagens, desenvolvidos por uma infindável linhagem de ilustradores conceituados.