hammond drake, um viajante no tempo, faz amigos estranhos em um mundo do futuro e recebe a chance de enfrentar seu último inimigo!

A história O último inimigo (1957), escrita e desenhada por Jack Kirby (1917-1994) e Joe Simon (1913-2011), trata de um tema premente à época da primeira guerra-fria, qual seja o peso do poder atômico nas disputas entre governantes de nações com programas rivais de controle sobre as populações da Terra.

Em que pese a relativa inocência dos autores, encarnada no personagem humano da história, os dilemas morais apresentados por eles valem pelo fato de, outra vez, agora em pleno século 21, as mesmas nações voltarem a encenar a comédia de terror de que se valem para manter a humanidade refém do medo e de insegurança.

Vale a pena lembrar que elementos literários semelhantes a este trabalho de Simon e Kirby podem ser encontrados na distopia imaginada por Pierre Boulle, e descrita no livro O planeta dos macacos, publicado apenas em 1963.

Por outro lado, um curioso paralelo estético e de conteúdo também se poderia, talvez, estabelecer com a série de quadrinhos Maus (1980 - 1991), de Art Spiegelman (1940), que começou a ser publicada vinte e três anos depois do aparecimento de O último inimigo. A curiosidade está configurada no fato de que, também em Maus, foram desenhados como ratos os personagens que ameaçavam a liberdade dos demais!

Outros trabalhos de Kirby e Simon aparecerão muitas vezes em nossa coleção.